Uma distribuição derivada é baseada no trabalho já feito em outra DISTRIBUIÇÃO, mas que tem seus próprios objetivos, identidade, audiência, e que foi criada por uma entidade independente. As distribuições derivadas modificam a “ORIGINAL” para atingir seus próprios objetivos.
Por que usar uma distro derivada?
Para atender uma necessidade específica sua ou da empresa, como suporte de um hardware específico, uma distribuição derivada pode já vim com as ferramentas que te atendam melhor de acordo com o que você precisa. Muitas distribuições usam o DEBIAN como base, mas tem suas próprias características.
Debian
O Debian é a base de várias distros que estão no mercado de TI, por ser uma distro muito estável, leve e já consolidada no mercado de TI. Seu nome vem do seu criador(Ian) e de sua esposa(Debra), já o nome das versões vem do filme Toy Story.
E claro que é muito mais fácil e rápido do que começar uma distro do zero, pois um formato de empacotamento, repositórios, pacotes básicos e outras coisas são especificados e utilizáveis. Muitos softwares são empacotados, então não há necessidade de perder tempo empacotando a maioria das coisas. Isso permite que os derivados se concentrem nas necessidades de um público específico.
Qual a melhor distro ?
Não tem a melhor e sim a que você se identifica, aquela que te ajuda a realizar seu trabalho, atendendo suas necessidades te deixando confortável. Como mencionado acima cada DISTRO tem suas próprias características. Algumas distros derivadas do Debian Ubuntu, Kali, Mint, Raspbian, Lite, Deepin, etc.
Distro leves para PCs antigos.
Existe distros tão leves que podem trazer aquele PC ou notebook velho que parece não servir mais para nada de volta a ativa, essas distros são capazes de rodar em cima de hardwares muito simples, vou listar algumas delas para você testar no seu Pc velho ou na máquina virtual.
Lubuntu: é um projeto derivado da distribuição Linux Ubuntu que utiliza o ambiente de desktop LXQt. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca computadores e notebooks antigos, com menos de 512 MB de RAM.
Xubuntu: é um sistema operacional elegante e fácil de usar. O Xubuntu vem com o Xfce, que é um ambiente de área de trabalho estável, leve e configurável. Para obter uma experiência tranquila ao executar vários aplicativos paralelos na área de trabalho, é recomendável ter um processador Dual Core de 1,5 Ghz com pelo menos 2 GB de memória e 20 GB no HD.
Puppy Linux: é uma distribuição Live CD Linux é muito pequeno, e desenvolvido para ser seguro, fácil de usar e completamente customizável. Todo o sistema operacional e todos os outros aplicativos rodam da memória RAM.
Deixe um comentário