Você já se perguntou como o navegador sabe onde está localizado o endereço que você digita ao entrar em algum site? É sobre isso que iremos conhecer um pouco, o chamado DNS.
Mas o que é um servidor DNS? O DNS (Domain Name Server) ou Servidor de Nomes de Domínio, refere-se à forma como se traduz os nomes digitados (por exemplo google.com) em endereços IP.
Funciona da seguinte forma: basicamente há vários servidores de DNS espalhados pelo mundo, de modo a constituir um banco de dados distribuído de hosts, onde são associados cada nome ao seu respectivo endereço IP.
Desta forma, não necessitamos decorar uma sequência de dígitos cada vez que formos acessar um site. Ao invés de digitar o valor “2a03:2880:f005:1:face:b00c:0:1” para acessar o Google, simplesmente digitamos google.com e os servidores de DNS se responsabilizam por traduzir o nome digitado pelo endereço supracitado. Pense nisso da próxima vez que for acessar algum site.
Algumas características-chave podem ser examinadas mais a fundo:
Pedido de informação Você quer visitar nosso site e você sabe o nome do domínio. Você escreve no seu navegador, e a primeira coisa que faz é verificar o cache local, se você já o visitou, se não, ele fará uma consulta DNS para encontrar a resposta. Recursão Se você ainda não visitou a página, seu computador pesquisará a resposta com os servidores DNS recursivos de seu provedor de Internet. Eles têm cache também, então
você pode obter o resultado de lá. Se não, precisarão pesquisar as informações em outro lugar.
Servidores root ou raiz
Sua consulta pode percorrer um longo caminho. O próximo passo é o nome dos servidores. Eles são como intermediários; eles não sabem a resposta, mas sabem onde encontrá-lo.
Servidores de nome de domínio de primeiro nível (TLD)
Os servidores de nomes lerão da direita para a esquerda e direcionarão você aos servidores de nome Top Domain (TLD) de topo para a extensão (.com ou outro). Esses servidores de TLD levarão você aos servidores que possuem as informações corretas.
Servidores DNS Autoritativos
Esses servidores DNS verificam os registros DNS para obter informações. Existem registros diferentes, por exemplo, queremos saber o endereço IP de um site, por isso nosso pedido é o Registro de Endereços (A).
Preocupações com segurança
Cada vez mais se tem notícia das tentativas de ataques visando roubo a informações pessoais e dados bancários. Há a possibilidade de um malware infectar seu computador e alterar as configurações de DNS. Desta forma, você pode estar acessando o site do seu banco e ser redirecionado ao servidor DNS da pessoa que está realizando o ataque. Este site falso pode ser exatamente igual ao real, porém ao invés de enviar as informações para o servidor do banco, redireciona estas para outro servidor. Portanto, é importante que se mantenha seu sistema operacional e antivírus atualizados, bem como tomar medidas de precaução.
Há uma grande quantidade de empresas que fornecem serviços de DNS, sejam eles gratuitos ou pagos. Um dos maiores exemplos é o da Google
Para utilizar o DNS da Google, basta modificar as suas configurações de rede da seguinte forma:
Para IPv4
Servidor primário: 8.8.8.8
Servidor secundário: 8.8.4.4
Para IPv6
Servidor primário: 2001:4860:4860::8888
Servidor secundário: 2001:4860:4860::8844
Mas por que utilizar DNS?
Alguns servidores DNS podem fornecer tempos de acesso mais rápidos do que outros. Isso geralmente é uma função de quão perto você está desses servidores. Se os servidores DNS do seu ISP estiverem mais próximos de você do que os do Google, por exemplo, você poderá descobrir que os nomes de domínio são encontrados mais rapidamente usando os servidores padrão do seu ISP do que com um servidor de terceiros.
Se você tiver problemas de conexão nos quais parece que nenhum site será carregado, é possível que haja um problema com o servidor DNS. Se o servidor DNS não conseguir encontrar o endereço IP correto associado ao nome do host inserido, o site não poderá ser localizado e carregado.
Deixe um comentário