São dois comandos muito utilizados no Linux/Debian e em seus derivados como, ubuntu, mint, deepin, kali, mas afinal qual é a diferença entre SUDO e SU ? Existe diferença?
Sim tem suas diferenças, mas ambos são utilizados para conceder privilégio de administrador, para que o usuário comum consiga executar um determinado comando, pois usuário comum são limitados e não tem acesso a vários comandos e arquivos por questões de segurança.
Atenção
Tenha muitos cuidados ao executar comandos ou tarefas administrativas, o seu sistema pode ser danificado.
Linux Comandos SUDO e SU.
SUDO: O comando sudo da privilégios de administrador de forma passageira. O usuário comum tem privilégios de administrador naquele momento, naquele comando para executar aquela tarefa especifica.
Um exemplo mais prático seria o seguinte comando abaixo:
$ sudo apt upgrade
Nesse caso foi atribuído ao usuário comum privilégio de administrador, para que ele pudesse fazer as atualizações da máquina, após o comando finalizar o “poder” de administrador acaba.
SU: O comando su troca de usuário, para que um superusuário(root) que é o administrador do sistema possa ser logado, após o comando su será pedido a senha. Agora não é mais um “Poder” temporário e sim o administrador que está logado no sistema, podendo realizar qualquer comando e tarefa no sistema, sem limitações de acessos.
O su por questões de segurança já vem desabilitado, para habilita digite o seguinte comando:
$ sudo passwd root
Defina e confirme a sua senha.
Pronto, agora só logar, através do comando:
$ su
Para desativar o login root, digite o comando:
$ sudo passwd-l root
Material complementar.
Continue seguindo o nosso blog para mais conteúdo 😉
Deixe um comentário