Já falamos sobre diversos vírus, malwares que invadem o celular, bluethoot, etc…
Mas você conhece o ataque de rede?
Resumidamente, o ataque de rede é a tentativa de invadir o sistema operacional, para assim, conseguir o controle do sistema, podendo prejudicar o sistema, ou conseguir informações confidenciais. Mas você sabe como ocorrem esses ataques ?
Os ataques de rede ocorrem de três formas (pelo menos até então): Ataques de reconhecimento, ataques de acesso e negação de serviço.
=> Descubra como ser um Hacker de sucesso agora
Os “ataques” de reconhecimento são feitos através de ferramentas da internet, para localizar endereços IP, após encontrar o endereço, buscam entre elas a que estão ativas.
Já os ataques de acesso buscam vulnerabilidades em serviços de autenticação, de FTP e também de serviços da web, sendo assim, adquirem acesso a contas, banco de dados, informações sigilosas, etc.
Existem ainda os ataques de negação de serviço, esta é considerada a mais difícil de eliminar, também é a mais famosa. Esse ataque assume diversas formas, eles consomem recursos do sistema para impedir o uso de pessoas autorizadas. Portanto deve-se sempre manter o sistema com as atualizações de segurança em dia.
Ferramentas para reconhecimento
Também conhecido como fingerprint, literalmente: “impressão digital”, são informações recolhidas de algum dispositivo, cuja intenção é a de identificar o sistema operacional utilizado.
O Reconhecimento pode ser feito total ou parcial, mesmo que não haja cookies ativos. Esse tipo de informação tem se mostrado muito útil, podendo detectar golpes como de cartões de crédito online, links perigosos… E até mesmo em sua prevenção.
No entanto, o fingerprint necessita do acesso da linguagem de scripts, para que haja uma quantidade adequada de parâmetros, portanto, quando há limitação de scripts, como quando há softwares de privacidade, os parâmetros podem sofrer alterações. Além disso, um único dispositivo pode ter mais de um navegador instalado, e até outros sistemas operacionais virtuais, assim, o fingerprint pode ser alterado.
Por mais que haja pontos positivos quanto à segurança, muitos consumidores consideram esse rastreamento “secreto”, como uma violação de privacidade, além disso, muitos especialistas da área de segurança de computação, consideram essa facilidade de acesso a parâmetros como uma falha de segurança..
=> Descubra como ser um Hacker de sucesso agora
Ferramentas de penetração
Ferramentas de penetração, também chamadas de teste de penetração, são ataques cibernéticos simulados, cujo objetivo é encontrar brechas em sistemas antes que hackers encontrem, vamos analisar alguns deles.
Kali Linux, esse é um dos sistemas operacionais de teste mais usados, isso se deve ao fato de ser otimizado em todos os sentidos para uso ofensivo de penetração.
Nmap, o mapeador de rede, é um antiquíssimo escaneador de portas, durante a fase de reconhecimento, é uma excelente ferramenta de trabalho, na maioria das vezes, a melhor.
Metasploit, essa é a estrutura de teste de penetração mais usada no mundo todo, ele é de extrema importância para que os defensores protejam os respectivos sistemas contra qualquer invasão.
Wireshark, um analisador de protocolo de rede, compreende o tráfego da sua rede, suportando análise de múltiplos protocolos, faz análise em tempo real e até trabalha na descriptografia.
Existem outras ferramentas, algumas tão boas quanto as que mencionamos.
Deixe um comentário