O QUE É DOCKER E CONTAINERS:
Docker é uma tecnologia de contêineres, e contêineres são otimizados para ser uma das tecnologias mais comuns e poderosas utilizadas em servidores atualmente na infraestrutura de TI. Talvez você não saiba o que é um container no contexto de servidores, nesse caso não são grandes depósitos feitos de metal para carregamento de insumos. Mas, os contêineres que falamos aqui são utilizados em larga escala, no desenvolvimento, testes e no ambiente de produção de softwares.
Eles servem para criação de uma virtualização a nível de sistema operacional, que permite rodar múltiplos sistemas isolados em um único sistema operacional real. A diferença principal se dá pelo container compartilhar o mesmo Kernel do sistema operacional real, e com o linux isso garante a modularização, isso ajuda o sistema a ser provisionado, deixando-o mais leve e com portabilidade. Lembra quando você usa o VirtualBox para rodar um sistema operacional? Agora imagine rodar o virtual box dentro dessa máquina virtual para dividir aplicações em execução!
Nesse sistema, os programas, que rodam normalmente aninhados em máquinas virtualizadas, ficaram alocados em blocos, e esses são chamados de contêineres. Imagine quando se tem um grupo de trabalho e você divide as tarefas em pequenos grupos menores com responsabilidades próprias. Assim, além de você dividir a responsabilidade, acaba por isolar os processos de cada ferramenta, garantindo que não haja intromissão no funcionamento entre essas.
O Docker também possibilita a automatização das aplicações utilizadas pelo usuário dentro desse sistema de containers. O que permite testar, efetivar e lançar essas aplicações com maior rapidez. Docker é baseado em Linux, garantindo a acesso superusuário (sem restrição) para aplicação de modificações com rapidez e controle. Então o Docker acaba por excluir a necessidade de ter vários servidores rodando programas/aplicações diferentes, pois ele criará processos isolados entre si.
DOCKER E LINUX:
A Docker Inc. é uma empresa criada para o desenvolvimento de tecnologias open source (livre para uso) para trabalhar com sistemas de containers. O software criado por ela se chama Docker Engine, é programado por meio da linguagem GO criada pela google, com a intenção de que sua assimilação fosse rápida e fácil, bem como o seu gerenciamento em máquinas rodando Mac, Windows e Linux, que vamos dar foco aqui.
Ela utiliza um sistema de bibliotecas próprio chamado libcontainer, que foi introduzida para níveis de virtualização leves com interfaces libvirt, LXC (Linux Containers) e systemd-nsrespawn. A Docker Inc. otimizou o sistema buscando mais eficiência para usuários desenvolvedores. Normalmente os containers linux utilizam o sistema Init, que também possibilita a gerência de vários projetos aninhando apps, o que diminui seu desempenho, não ocorrendo a virtualização dos aplicativos em execução. Já o Docker criou um sistema segregado, garantindo que bibliotecas e processos sejam lidos de forma independente. Além do serviço ter suas versões gratuita e premium.
Algumas aplicações que fazem parte da arquitetura Docker são:
- Docker Daemon – Programa para rodar o Docker dentro da máquina instalada.
- Docker Image – Uma imagem template para que o usuário tenha acesso aos comando do Docker Daemon.
- Docker Container – Tem o que é necessário para rodar a aplicação. Cada container é uma aplicação isolada e independente.
- Docker Swarm – Criada para agrupar os containers docker.
Diminuindo o tempo de criação e lançamento, permitindo rodar vários containers ao mesmo tempo em qualquer servidor, oferece segurança ao rodar containers e possuindo a possibilidade de exportação para outras plataformas, o Docker oferece todas essas facilidades, acabando por ser uma tendência no ramo de TI. Falaremos mais sobre a instalação do Docker Engine Gratuito no tópico seguinte.
COMO INSTALAR E USAR DOCKER NO LINUX?
Para que seja possível a instalação do Docker em seu linux, ele deverá suprir alguns requisitos:
- Servidor Ubuntu 20.04 configurado com usuário sudo, sem root e um firewall.
- Conta no site Docker Hub, para caso você queira criar suas imagens e enviá-las.
INSTALAÇÃO:
- Atualize a lista de pacotes: sudo apt update
- Instale pacotes que deixam o apt usar pacotes pelo HTTPS: sudo apt install apt-transport-https ca-certificates curl software-properties-common
- Agora adicionamos uma chave GPG para o repositório Docker no sistema: curl -fsSL https://donwload.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo apt-key add –
- Depois, adicione o repositório Docker junto às fontes APT: sudo add-apt-repository “deb [arch=amd64] https://download.docker.com/linux/ubuntu focal stable”
- O penúltimo passo será atualizar os repositórios: sudo apt update
- E rodando esse código você deverá ver o repositório para instalação do docker: apt-cache policy docker-ce
- Para instalação do docker use o código: sudo apt install docker-ce
- Agora verifique se está funcionando com: sudo systemctl status docker
- Seu status deve ser –> Active: active
RODANDO O DOCKER:
Para rodar o Docker, você deverá sempre usar o comando sudo antes de todos outros comandos, visto que ele trabalhará em modo root. Vamos ver agora como acessar a lista de sintaxe para acessar as funções do Docker.
- Para ver todos os comando digite: sudo docker
- Para visualizar formas de uso para comandos específicos: sudo docker subcomando –help
Deixe um comentário